sexta-feira, 1 de julho de 2011

JOANA ANGÉLICA NA ABERTURA OFICIAL DO DOIS DE JULHO

            A abertura oficial do Dois de Julho será marcada neste ano por uma missa em homenagem à madre Joana Angélica, no dia primeiro de julho, às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa, localizada em Nazaré. Na ocasião, será inaugurada, ao lado do mausoléu de Joana Angélica, a memorabília (palavra que significa coisas e fatos dignos de serem lembrados) com informações sobre a madre e as lutas da Independência do Brasil. A celebração será transmitida ao vivo pela Rádio Excelsior da Bahia.
            O brutal assassinato da religiosa de 60 anos por um soldado português teve enorme repercussão – sendo noticiado até em Londres -, provocou grande comoção popular e, a partir de então, a adesão maciça dos baianos nas lutas pela Independência. Por isso, madre Joana Angélica é, a um só tempo, mártir da independência e mártir da fé e da caridade.
           É importante lembrar que no dia 2 de julho os baianos poderão conferir, além do cortejo realizado todos os anos, uma exposição com imagens das mulheres que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia, entre elas a madre Joana Angélica. A mostra será das 9h às 17h, na Biblioteca Anísio Teixeira, na Ladeira de São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.