A nossa emissora

A Rádio Excelsior da Bahia – AM 840, veículo de comunicação em massa a serviço da Evangelização e promoção Humana, é uma emissora da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, vinculada a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Com quase 70 anos de Fundação, a Rádio é uma das mais antigas de Salvador, acatada por toda população como “a voz do Senhor do Bonfim” ou “a emissora católica da família baiana”.

A Rádio Excelsior da Bahia S/A foi fundada em 02 de setembro de 1941, há 69 anos, pelo Frade Franciscano Hildebrando Kruthalp, de origem alemã. Em 05 de junho de 1942 foi autorizada a funcionar pelo Decreto Nº 9.603, do então Presidente da República Getúlio Vargas.

Festivamente inaugurada em 21 de junho de 1944, há 66 anos, a Rádio Excelsior teve como sede inicial o Palacete “Álvaro Martins Catarino”, situado à Av. Tiradentes, 299, Largo do Papagaio, em Itapagipe.

Em 25 de setembro de 1949 a emissora passou a funcionar no prédio anexo ao Liceu de Artes e Ofícios, na Rua Guedes Brito, 14-A, Centro.

Nos anos 50, a rádio ampliou seu patrimônio, com a aquisição, em 1955, do prédio Nº 26 da Praça da Sé, Ed. Rubi, então sede do Partido UDN. No ano seguinte, foi inaugurado o Parque Auditório do Jardim Alvalice, Itapagipe, ao lado dos transmissores.

Em 1961, foi instalada a nova torre metálica e inaugurado o novo prédio dos transmissores.

Por força do incêndio que destruiu em 06 de janeiro de 1968 o prédio do Liceu, a Rádio Excelsior sofreu grandes prejuízos, retornando à sede original, no Largo do Papagaio.

Em 12 de fevereiro de 1970 foi inaugurada a nova sede no Ed. Rubi, Praça da Sé, em solenidade presidida pelo Cardeal D. Eugênio Sales.

O advento da TV no Brasil nos anos 60, e da TV em Cores nos anos 70, acarretou profunda alteração no mercado das comunicações, deslocando o rádio para uma posição de inferioridade. As emissoras AM entraram em declínio e muitas se tornaram deficitárias, ao tempo em que as novas empresas foram criadas com objetivos específicos de seus proprietários, notadamente, como veículos de Propaganda Política.

Posta a venda em 1984, devido a situação financeira difícil que atravessava, a Rádio Excelsior foi adquirida pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, por iniciativa do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela.

Em 09 de julho de 1987, Dom Lucas Moreira Neves foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e, em 19 de dezembro deste mesmo ano, criou a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela. Em janeiro de 1991 Dom Lucas deu início a um vigoroso plano para recuperação e modernização da Rádio Excelsior.

Como resultado do plano implementado pelo Cardeal Arcebispo Dom Lucas, a Rádio Excelsior mudou de endereço e, em 15 de fevereiro de 1992 passou a operar em novas e modernas instalações, a atual, no bairro do Garcia.

Em 5 de outubro de 1992, a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela incorporou a Sociedade Anônima Rádio Excelsior da Bahia, passando a rádio a compor o Departamento de Radiodifusão da Fundação, com o nome de “Rádio Excelsior da Bahia – AM 840”.

Em 2002 iniciou-se a o projeto para a melhoria da Rádio Excelsior, envolvendo desde mudanças na programação, com mais destaque para os programas e informações de cunho religioso e substituição de equipamentos de transmissão, para que a emissora alcançasse os lugares mais distantes do estado da Bahia.

De Janeiro de 2005 a janeiro de 2009 a audiência da Rádio Excelsior da Bahia – AM 840 aumentou, de 18,37% para 19,90%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.