sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LEIGOS, POVO DE DEUS

Além de encerrar o Ano Litúrgico, proclamando que Jesus Cristo é o Senhor e Rei de todo o Universo, o mês de novembro nos faz recordar a santidade daqueles que, seguindo o Mestre, se tornaram exemplos de vida para todos os cristãos. É o momento também de recordarmos o dia consagrado aos leigos e leigas, homens e mulheres que abraçam o anúncio do Evangelho e promovem, na realidade em que vivem, a construção da paz, da liberdade e da justiça.

A atuação dos leigos é fundamental na proteção dos mais fracos e necessitados, a exemplo de crianças, idosos, marginalizados, jovens, desempregados, encarcerados e operários. Somos convidados a ser sal, luz e fermento na vida da Igreja e no serviço ao próximo, lembrando que sem encontro com Jesus não podem existir espiritualidade leiga, anúncio, testemunho e missão. Os leigos são chamados diariamente a viver o batismo, a fermentar de evangelho as famílias, as comunidades e o mundo, buscando sempre ser presença de Deus na sociedade e profeta da esperança nas situações de desânimo.

Segundo o documento de Puebla, o leigo cristão é “homem da Igreja no coração do mundo e homem do mundo no coração da Igreja”. Mas àquele que foi batizado não basta saber-se um leigo na Igreja, um homem da Igreja no mundo. Ele precisa assumir a missão de transfigurar o mundo a partir do engajamento nas suas realidades temporais.  Mas só  quem  tem  coragem  de transfigurar-se no modelo que é Cristo,  é capaz de  servir ao próximo, lutar pela justiça,  mudar os valores da sociedade, transfigurar o mundo.

Não podemos esquecer que a Igreja precisa de santos sem véu e sem batina; de santos que vão ao cinema e passeiam com os amigos; de santos comprometidos com os pobres e excluídos; de santos que estudam e vão à faculdade; de santos que cozinham, arrumam a casa e trabalham; de santos que sabem aproveitar tudo de bom que o mundo oferece sem serem mundanos; de santos que sejam donas-de-casa, estudantes, operários e trabalhadores; de santos que não tenham medo de viver no mundo, mas que vivam e santifiquem o mundo; de santos como os sócios e representantes do Clube Excelsior Vida que colaboram para que a Palavra de Deus seja anunciada noite e dia sem cessar.

  A Igreja e o mundo precisam de santos como você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.