segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Oito dicas para viver dois momentos importantes: Advento e Natal

Confira aqui uma dinâmica apresentada pelo Jornal do Clube Excelsior (JC) com o objetivo de mostrar a importância de uma preparação para a vivência dos tempos fortes do Advento e do Natal, com oito gestos concretos para serem colocados em prática, semanalmente, neste período, e trechos bíblicos correspondentes para sua meditação:

1. Programe-se para viver mais um período de santidade, programa de toda a vida cristã (1Pedro 1, 5-16);
2. Repare alguma injustiça. Dê a cada um o que é devido. Celebre o perdão (Atos 10, 34-43);
3. Exprima a bondade de Deus, Pai amantíssimo (Efésios 2, 1-22);
4. Aproxime-se dos mais distantes e excluídos (Lucas 10, 29-37);
5. Tenha gestos de ternura em meio à sua família (Ezequiel 11, 17-21);
6. Seja grato (a) às coisas, dizendo obrigado (a) e dando graças a Deus! (Salmo 136);
7. Construa a paz com pequenos gestos (Tiago 3, 1-18);
8. Leve a luz de Cristo na alegria do canto e na celebração da vida! (Lucas 10, 20-23).

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A IGREJA PRECISA DE SANTOS

Por Sara Gomes
E-mail: saramcgomes@gmail.com
Algumas pessoas se limitam apenas ao que pode ser visto e tocado e, por opção, preferem se manter distantes de tudo o que implica mudanças, seja na esfera pessoal ou na profissional. Outras, porém, optam por transformações capazes de levá-las à purificação, à santidade. Ser santo significa tornar-se sagrado diante de Deus, que nos pede: “Sejam santos, porque Eu Sou Santo” (1 Pedro 1, 16), e também diante de toda a humanidade que precisa de pessoas dispostas a revelar o amor de Deus.

A Igreja precisa de leigos e leigas comprometidos com anúncio do Reino e preocupados em promover o bem comum. Ao escrever sobre santidade, o Papa João Paulo II afirmou que todo batizado que assume conscientemente a missão, vivendo como filho de Deus, torna-se santo. A proposta do Criador é que tenhamos uma vida digna e o primeiro passo para isso é o batismo, entretanto, ele não força ninguém, pelo contrário, a decisão é de cada cristão. “A vontade de Deus é que vivam consagrados a Ele” (1 Ts 4, 3).

Para ser santo, além de tomar consciência do compromisso assumido durante o batismo, é necessário despojar-se do “homem velho” e trabalhar em favor dos menos favorecidos, afinal somente quem faz a vontade de Deus consegue viver uma vida pura e santa. Podemos tomar como exemplo de amor e serviço ao próximo, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, que buscou se aperfeiçoar durante sua vida terrestre, através de gestos grandiosos de amor e generosidade.

É importante lembrar que ninguém nasce santo, mas é chamado a fazer da santidade um programa de vida. A santidade não é privilégio de alguns, mas  está voltada para todas as pessoas, ou seja, ao alcance de todos os seres humanos. Os homens e as mulheres devem ser santos dentro da realidade em que vivem, seja em casa, no trabalho ou nas horas de lazer. Para se chegar ao Pai, Fonte de toda perfeição, não há muitos caminhos, mas um só  que é Jesus.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LEIGOS, POVO DE DEUS

Além de encerrar o Ano Litúrgico, proclamando que Jesus Cristo é o Senhor e Rei de todo o Universo, o mês de novembro nos faz recordar a santidade daqueles que, seguindo o Mestre, se tornaram exemplos de vida para todos os cristãos. É o momento também de recordarmos o dia consagrado aos leigos e leigas, homens e mulheres que abraçam o anúncio do Evangelho e promovem, na realidade em que vivem, a construção da paz, da liberdade e da justiça.

A atuação dos leigos é fundamental na proteção dos mais fracos e necessitados, a exemplo de crianças, idosos, marginalizados, jovens, desempregados, encarcerados e operários. Somos convidados a ser sal, luz e fermento na vida da Igreja e no serviço ao próximo, lembrando que sem encontro com Jesus não podem existir espiritualidade leiga, anúncio, testemunho e missão. Os leigos são chamados diariamente a viver o batismo, a fermentar de evangelho as famílias, as comunidades e o mundo, buscando sempre ser presença de Deus na sociedade e profeta da esperança nas situações de desânimo.

Segundo o documento de Puebla, o leigo cristão é “homem da Igreja no coração do mundo e homem do mundo no coração da Igreja”. Mas àquele que foi batizado não basta saber-se um leigo na Igreja, um homem da Igreja no mundo. Ele precisa assumir a missão de transfigurar o mundo a partir do engajamento nas suas realidades temporais.  Mas só  quem  tem  coragem  de transfigurar-se no modelo que é Cristo,  é capaz de  servir ao próximo, lutar pela justiça,  mudar os valores da sociedade, transfigurar o mundo.

Não podemos esquecer que a Igreja precisa de santos sem véu e sem batina; de santos que vão ao cinema e passeiam com os amigos; de santos comprometidos com os pobres e excluídos; de santos que estudam e vão à faculdade; de santos que cozinham, arrumam a casa e trabalham; de santos que sabem aproveitar tudo de bom que o mundo oferece sem serem mundanos; de santos que sejam donas-de-casa, estudantes, operários e trabalhadores; de santos que não tenham medo de viver no mundo, mas que vivam e santifiquem o mundo; de santos como os sócios e representantes do Clube Excelsior Vida que colaboram para que a Palavra de Deus seja anunciada noite e dia sem cessar.

  A Igreja e o mundo precisam de santos como você!

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.