quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DOMINGO: O DIA DO SENHOR

Por Padre Aderbal Galvão de Sousa

Em recente pronunciamento o Papa Bento XVI lembrou uma frase muito comum nas primeiras comunidades cristãs: “Sem o Dia do Senhor não podemos viver”. E afirmou que essa frase continua em vigor. Infelizmente o domingo em nossa sociedade está deixando de ser o Dia do Senhor e isso para muitos que se dizem católicos e vão correndo à missa no domingo para ficarem “livres” o resto do tempo, como se a missa fosse uma obrigação ou uma prisão.

Certamente um tempo livre é importante e necessário. O que penso que não está certo é esquecer que esse é um dia destinado ao encontro com o Senhor, é não aproveitar esse dia para um encontro mais forte e íntimo com aquele que é o centro de nossa vida. No afã de aproveitarmos o tempo livre, mas longe do Senhor, terminamos transformando esse tempo num tempo sem proveito, num tempo perdido.

Esse é o apelo que eu faço a você: resgatar o verdadeiro sentido do domingo, mudando nossos hábitos, dizendo não ao deus mercado, fazendo com que o domingo volte a ser não o dia do consumismo desenfreado nos shoppings, nem apenas um tempo livre, mas o dia da festa porque o dia da solidariedade com os mais necessitados, do encontro da família, da visita aos amigos, do aprofundamento das relações sociais e, sobretudo, o Dia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.