quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CULTURA, ARTE E FÉ

Por Luciano Freaza e Silvana Lima


Comprometido com o bem-estar e o crescimento da Família Excelsior Vida, o Clube criou mais um brinde especial de fim de ano, selando os votos de amor e paz para 2011. Trata-se do calendário com as fotos do último Encontrão, desta vez acompanhado de uma carta contendo um símbolo de grande significado para nós, cristãos.
Todos os integrantes da Família Excelsior receberão o calendário, inclusive os que tornarem-se sócios no mês de janeiro.
Confira a história do símbolo e divulgue-a junto com a programação da Rádio Excelsior.
Esse grafismo foi encontrado na Palestina (Gezer) com datação do século III e é uma representação icônica da cruz, sol e árvore simbolizando a união dos fiéis a Cristo.
Entendendo a história...
O surgimento da arte cristã - Nos três séculos iniciais do Cristianismo as autoridades romanas, praticantes do paganismo, perseguiam os cristãos. A situação se agravava quando os seguidores de Cristo se recusavam a cultuar o Imperador Romano. O Cristianismo era visto como uma ameaça ao Império sendo menos tolerado do que outras religiões que coexistiam com as divindades pagãs romanas. Insubordinação ao Imperador e seus rituais fez do Cristianismo uma religião clandestina. Cristãos eram torturados em praças públicas, jogados aos leões nas arenas, crucificados e queimados vivos.

A arte cristã do período reflete essa situação. É denominada Paleocristã e Catacumbária, pois se desenvolveu nas catacumbas e subterrâneos onde os cristãos se reuniam secretamente para orar e expressar devoção ao Senhor. Esses eram os refúgios da resistência. Desenhos, pinturas e entalhes possuíam um forte caráter simbólico e eram realizados por artistas sem treino formal, pessoas do povo. Desenhos e gravuras eram entalhados ou riscados em pedra (parede das catacumbas), madeira e argila. O crucifixo, a âncora e o peixe eram grafismos frequentes.  A âncora faz alusão ao ideal da salvação e o peixe é a representação gráfica das iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” que, em grego, forma a palavra peixe (“ichthys”). Jesus era simbolizado como um pastor entre as ovelhas, o que demonstra a importância da missão evangelizadora. O Cristo só foi representado crucificado a partir do século IX. Antes disso, a crucificação estava muito associada a algo negativo e humilhante, pois criminosos e escravos eram crucificados.
No século IV houve a ascensão de Constantino que se tornou Imperador Romano. Constantino fortaleceu o Cristianismo e assegurou liberdade de culto aos cristãos. A partir daí, livre da opressão, a arte cristã floresceu, tornando-se cada vez mais técnica, exuberante e vistosa.

Entendendo o símbolo...
No sentido cristão, o crucifixo representava a morte de Cristo para salvar os homens. A cruz cristã, a redenção universal, reconciliação e paz. Assim, a cruz expressa fidelidade e obediência, valores demonstrados pelo próprio Jesus.
O sol é a luz que ilumina o todo, que gera a vida. Jesus é a luz do mundo, o sol nascente que veio visitar-nos.
A árvore representa a continuidade da vida, que gera novos frutos e novas sementes. A árvore que é Jesus nos oferece o fruto da nova vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.