quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PAPA NOMEIA NOVO ARCEBISPO DE SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL

O Papa Bento XVI publicou, na manhã desta quarta-feira (12), a nomeação de Dom Murilo Sebastião Krieger, 67 anos, como novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Dom Murilo Krieger irá suceder o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, 77 anos, que renunciou por limite de idade (75 anos), conforme o Código do Direito Canônico. A notícia da nomeação foi dada por Dom Geraldo Majella, na Rádio Excelsior (AM840). A posse de Dom Murilo Krieger está marcada para o dia 25 de março.

O novo arcebispo de Salvador nasceu na cidade de Brusque, em Santa Catarina, no dia 19 de setembro de 1943. No ano de 1969 foi ordenado presbítero e sua nomeação episcopal aconteceu em 16 de fevereiro de 1985. Em 2002, Dom Murilo Krieger se tornou arcebispo de Florianópolis.

Com o lema episcopal “Deus é amor”, Dom Murilo Krieger fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), além de especialização em espiritualidade, em Roma (Itália) e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP). Ao todo, dez livros já foram publicados pelo arcebispo, entre eles: Deixa meu povo ir; O primeiro, o último, o único Natal e Com Maria, a mãe de Jesus.

Como bispo, Dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis (1985-1991). No Paraná, ele foi bispo de Ponta Grossa (1991–1997), duas vezes presidente do Regional Sul 2, (1995-1999 e 1999-2002) e arcebispo de Maringá (1997-2002). Em Santa Catarina Dom Murilo foi presidente do Regional Sul 4 (2007-2011).

Foto: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.