terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SOLENIDADE DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

Comemoramos hoje, com solenidade, a Conversão do Apóstolo São Paulo.

Ele próprio confessou, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs.

Por causa disso, atribuiu a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos", e ainda de "indigno de ser chamado apóstolo".

Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena entre todas comovente, descrita nos Atos dos Apóstolos.

A visão de Estevão - apontando para o Céu aberto, para o Filho do Homem, o Cristo, aí reinando - domina a vida toda do Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso.

Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, devemos a este santo, que se autodenomina "servo de Cristo", a revelação da Mensagem do Salvador, ou seja, as 14 Epístolas, ou Cartas.
Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo.

Jamais apareceu outro homem sobre a terra que fundamentasse tão bem a nossa Fé em Cristo, presente na história, como também presente na nossa própria existência.

Foi São Paulo quem o fez de maneira insuperável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.