quarta-feira, 6 de abril de 2011

O QUE CELEBRAMOS NA SEMANA SANTA


Na Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar a Festa da Páscoa: ressurreição de Jesus, centro da nossa fé e razão da existência da Igreja. Como afirma Paulo: "Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé" (1 Cor 15, 14). Terminado esse período de 40 dias, iniciamos a Semana Santa

Domingo de Ramos - entrada de Jesus em Jerusalém
Jesus entra na cidade de Jerusalém, onde viverá toda a Paixão. Montado em um pequeno jumento, Ele é acolhido pelo povo que grita, com ramos de palmeira nas mãos: "Hosana, Filho de Davi!". Este mesmo povo na sexta-feira da paixão, porém, pediu a sua crucificação. Os dias que se seguem - segunda, terça e quarta - são dedicados pela Igreja a momentos fortes de celebrações penitenciais, levando a comunidade a se preparar para o Tríduo Pascal e, especialmente, para a Festa da Páscoa.

TRÍDUO

1º dia - Quinta-feira Santa - Instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem

Neste dia, cada comunidade realiza apenas uma Celebração Eucarística para evidenciar a última refeição de Jesus com seus discípulos, onde Ele institui o Sacramento da Eucaristia, garantindo, assim, a Sua presença viva na comunidade. Ao final da ceia, Jesus ordena aos seus discípulos: "Fazei isso em memória de mim" (Lc 22, 19), instituindo com essas palavras o Sacramento da Ordem. Nesta celebração, lembramos que ser discípulo de Jesus é se colocar a serviço, fato este que se desencadeia na celebração do rito do Lava-pés: "Depois de lavar-lhe os pés... lhes disse: 'compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem. Se pois, Eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. E vos dei o exemplo para que, assim como vos fiz, vó façais também" (Jo 13, 12-16).

2º dia - Sexta-feira - Celebração da Paixão

O sacrifício de Jesus faz ecoar no nosso coração a grande verdade que mudou nossa vida: "Ele me amou e se entregou à morte por mim". Nas últimas palavras proferidas na cruz, Cristo nos deu prova de seu amor e confiança no projeto do Pai, marcando para sempre nossa história de Salvação: "Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos (Jo 15, 13). Neste dia não há missa e nada deve nos distrair da mensagem encerrada na paixão e morte daqueEle que nos amou até o fim.
Meditemos nos acontecimentos que a Semana Santa encerra, traduzidos nas palavras do próprio mestre: "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13, 34-35).

3º dia - Sábado - Dia do Silêncio
A única celebração deste dia acontece à noite, é a Vigília Pascal, "a mãe de todas as Vigílias". Nela a comunidade renova a sua fé, seus compromissos batismais e solenemente proclama a ressurreição de Jesus. Neste dia assumimos a mesma postura de Maria que mergulhou nos acontecimentos da paixão e permaneceu unida aos discípulos de Jesus em atitude de vigilância e oração.

Domingo - Dia da Páscoa - Celebração da Ressurreição
Festa maior da Igreja. Celebramos a vitória da vida sobre a morte. Celebrar a ressurreição de Jesus é a garantia da nossa ressurreição. "Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé, e nós estaríamos em nossos pecados" (1 Cor 15, 17).

Fonte: Jornal do Clube Excelsior Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.