terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SOLENIDADE DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

Comemoramos hoje, com solenidade, a Conversão do Apóstolo São Paulo.

Ele próprio confessou, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs.

Por causa disso, atribuiu a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos", e ainda de "indigno de ser chamado apóstolo".

Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena entre todas comovente, descrita nos Atos dos Apóstolos.

A visão de Estevão - apontando para o Céu aberto, para o Filho do Homem, o Cristo, aí reinando - domina a vida toda do Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso.

Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, devemos a este santo, que se autodenomina "servo de Cristo", a revelação da Mensagem do Salvador, ou seja, as 14 Epístolas, ou Cartas.
Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo.

Jamais apareceu outro homem sobre a terra que fundamentasse tão bem a nossa Fé em Cristo, presente na história, como também presente na nossa própria existência.

Foi São Paulo quem o fez de maneira insuperável.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SÃO FRANCISCO DE SALES: SANTIDADE E DEVOÇÃO


Nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, a condessa, buscou formar muito bem o seu filho com os padres da Companhia de Jesus, onde aprendeu línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história deste santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

Mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”.

Atacado por uma tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, a resposta ele buscou com o auxílio de Nossa Senhora; por isso, foi dissipada aquela tentação. Estudou direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser sacerdote. E foi um sacerdote buscando a santidade não só para si, mas também para os outros.

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida a mansidão do Senhor.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa do que responder sem amor, sem mansidão para as pessoas.

Foi fundador da 'Ordem da Visitação', mas também um exemplo para tantos religiosos como os salesianos de Dom Bosco. Eles são chamados assim por causa do testemunho de São Francisco de Sales.

Ele morreu com 56 anos, sendo que 21 anos foram vividos no episcopado como servos para todos e sinal de santidade.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

OPORTUNIDADE

Uma empresa brasileira está selecionando professores interessados em atuar em escolas técnicas de diversas Províncias da Angola. Os profissionais devem ter formação (tecnólogos e graduados) nos cursos de Civil, Elétrica / Eletrônica, Mecânica de Manutenção / Refrigeração e Engenharia de Computação. Os interessados devem enviar e-mail para prof.angola2010@gmail.com, especificando no campo “assunto” a área de interesse.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SANTA INÊS: EXEMPLO DE CONFIANÇA EM DEUS


Santa Inês

Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus, que é Santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento.

Santa Inês tinha cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela; segundo a tradição, era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, ela tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas do Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e, diante de tantas propostas, ela sempre dizia 'não'. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, porque sob o império de Diocleciano, era correr risco de vida. Quem renunciasse Jesus ficava com a própria vida; caso contrário, se tornava um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos.

Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela se disse cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava o seu Divino Esposo. Até que pegaram-na e a levaram para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado.

Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.

Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

Santa Inês, rogai por nós!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ALÔ JUVENTUDE!

No próximo sábado (22), Renê Vilela estará realizando a entrega dos prêmios aos destaques da música católica 2010. A premiação será durante o programa Alô Juventude, das 15 às 17h. Sintonize AM840 e acompanhe!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CONGREGAÇÃO NEGRAS DE SANTO AGOSTINHO DE BETHEL NO PROGRAMA ENTRE AMIGOS

Há 42 anos no Brasil e na Paróquia São Gonçalo do Retiro, as Irmãs da Congregação Negras de Santo Agostinho de Bethel desenvolvem, de forma geral, trabalhos de formação com os animadores e lideranças das pastorais. As ações dessas irmãs estão diretamente ligadas à Pastoral Vocacional, à Pastoral da Criança e à Pastoral dos Deficientes Físicos. Sintonize AM840 e confira uma entrevista com essas irmãs, às 14h, no programa Entre Amigos. Ajude a manter ecoando "a voz do Senhor do Bonfim!"

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PAPA NOMEIA NOVO ARCEBISPO DE SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL

O Papa Bento XVI publicou, na manhã desta quarta-feira (12), a nomeação de Dom Murilo Sebastião Krieger, 67 anos, como novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Dom Murilo Krieger irá suceder o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, 77 anos, que renunciou por limite de idade (75 anos), conforme o Código do Direito Canônico. A notícia da nomeação foi dada por Dom Geraldo Majella, na Rádio Excelsior (AM840). A posse de Dom Murilo Krieger está marcada para o dia 25 de março.

O novo arcebispo de Salvador nasceu na cidade de Brusque, em Santa Catarina, no dia 19 de setembro de 1943. No ano de 1969 foi ordenado presbítero e sua nomeação episcopal aconteceu em 16 de fevereiro de 1985. Em 2002, Dom Murilo Krieger se tornou arcebispo de Florianópolis.

Com o lema episcopal “Deus é amor”, Dom Murilo Krieger fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), além de especialização em espiritualidade, em Roma (Itália) e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP). Ao todo, dez livros já foram publicados pelo arcebispo, entre eles: Deixa meu povo ir; O primeiro, o último, o único Natal e Com Maria, a mãe de Jesus.

Como bispo, Dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis (1985-1991). No Paraná, ele foi bispo de Ponta Grossa (1991–1997), duas vezes presidente do Regional Sul 2, (1995-1999 e 1999-2002) e arcebispo de Maringá (1997-2002). Em Santa Catarina Dom Murilo foi presidente do Regional Sul 4 (2007-2011).

Foto: CNBB

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MILAGRE DE JOÃO PAULO II

Comissão médica julgou inexplicável a cura de uma religiosa francesa

João Paulo II
Pode estar para muito breve a subida aos altares de João Paulo II. O processo de canonização do papa polaco acaba de dar um importante passo: o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão. Uma comissão médica julgou «inexplicável» a cura de uma religiosa francesa que sofria de Parkinson.

Abril de 2005 - Esta foi uma canonização anunciada logo no dia do funeral de João Paulo II, em plena praça de São Pedro. Por aclamação popular, os cartazes com a inscrição «santo, já!» pediam a subida do papa aos altares.

Entre os vários passos a tomar, além do reconhecimento das virtudes, há duas etapas cruciais: a beatificação e, por fim, a canonização. No entanto, tanto num caso como noutro faz falta um milagre atribuído à intercessão do beato ou santo. O milagre não tardou.

Em Junho de 2005, dois meses depois da morte de João Paulo II, uma religiosa francesa, de 44 anos, doente de Parkinson, viu-se totalmente curada.

Sem grandes pressas, o Vaticano entregou o caso a uma comissão médica que finalmente julgou «inexplicável» a cura da paciente que, curiosamente, sofria da mesma doença que João Paulo II.

Agora basta a luz verde da comissão plenária dos cardeais que compõem a congregação para a causa dos santos. O coletivo deverá se reunir ainda neste mês de janeiro. Logo depois, cabe ao Papa Bento XVI assinar o decreto do milagre e anunciar a beatificação muito provavelmente para este ano.

Fonte: Tvi 24

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATENÇÃO REPRESENTANTES!

O Clube Excelsior Vida vai realizar a reunião mensal no dia 8 de janeiro, às 8h30, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa, localizada na Avenida Joana Angélica. Não deixe de participar! Mais informações pelo telefone 3114-3333.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)


Com o objetivo de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando a Campanha da Fraternidade 2011 – CF. Além de abordar temas como o efeito estufa, a questão energética, o desenvolvimento sustentável, a preservação da Amazônia, o agronegócio, a biodiversidade e a água, a Campanha pretende motivar a sociedade a participar dos debates e ações voltadas para a preservação da vida no planeta.

domingo, 2 de janeiro de 2011

MAIS UM ANO

Ano novo é sempre um passo à frente na difícil arte de recomeçar. Primeira página de um livro inédito, degrau inicial de uuma longa escada a ser percorrida. Sorriso benfeitor com jeito de alvorada e sabor de infância, de renascimento e libertação.
Ano velho lembra o sol em declínio, traz cansaço embutido nos ombros, na alma. Cortina que se fecha, acenando adeus e apagar de velas.

Ano novo. Graça e bênção, dom e dádiva, luz no horizonte, esperança florindo caminhos. Mais um punhado de trabalhos e responsabilidades por assumir.

Janeiro, uma vez mais, na agenda de todos nós. Porto de largada, navio que se reabastece para seguir em frente, de velas enfunadas ao sol da travessia, num mar a perder de vista, misterioso, imprevisível.

Dezembro na esquina do ontem. Janeiro, aqui e agora, jogando-nos a mochila às costas, pedindo coragem e determinação. Irmãos à nossa espera. Lágrimas a enxugar. Sorrisos-favores a distribuir a um povo perplexo, ferido, inseguro, num mundo em crise.

Início de ano. Compromisso que se renova, desafio que se planta, tarefa existencial que nos cabe assumir. Com fé e galhardia, entusiasmo e motivação. Na alegria e gratidão do apóstolo que se engaja porque ainda espera e acredita.

Feliz Ano Novo, imensa Família do Bem, irmãos de labuta e esperanças, queridos sócios e representantes do Clube Excelsior Vida.


Fonte: Mensageiro do Apostolado da Oração


PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.