segunda-feira, 25 de abril de 2011

BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE SERÁ DIA 22


Os ingressos poderão ser adquiridos nas paróquias e nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid)

“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente”. Essa é umas das frases proferidas por Irmã Dulce que, no próximo dia 22 de maio, será beatificada durante cerimônia que reunirá padres, religiosos, autoridades e leigos no Parque de Exposições, localizado na Avenida Paralela. A expectativa é que cerca de 70 mil pessoas participem da celebração.
Na ocasião, a história de vida do anjo bom da Bahia será contada por 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), a partir das 14h, através de uma apresentação artística formada por dança, música e teatro. Às 17h terá início o rito de beatificação, presidido pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, delegado papal na solenidade, e Dom Ângelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.
O altar, planejado pelo arquiteto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), João Martins, possui dois pórticos que, vistos de cima, formam a figura de uma cruz. De acordo com Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da bem-aventurada e presidente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), uma superestrutura será montada para o momento. “Teremos 300 banheiros químicos, iluminação no entorno, serviço de apoio, assistência médica, ambulâncias do SAMU e das Obras”, afirma. Vale lembrar que os portões serão abertos às 12h.
O acesso ao local onde será realizada a celebração se dará por meio de ingressos que poderão ser retirados nas paróquias e nas Obras Sociais, a partir do dia 02 de maio. As caravanas do interior e de outros estados deverão se cadastrar através da Central de Atendimento (0800 284 52 84 ou cerimonial@irmadulce.org.br) e retirar os ingressos na Paróquia Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“O eco da Ressurreição continua a ressoar na Igreja”, diz o papa Bento XVI

Fonte: CNBB

“A manhã de Páscoa trouxe-nos este anúncio antigo e sempre novo: Cristo ressuscitou!”. Disse o papa Bento XVI após presidir a Missa Pascal, ao meio dia deste domingo, 24, no balcão central da Basílica de São Pedro, de onde proferiu sua mensagem de Páscoa.


“O eco deste acontecimento, que partiu de Jerusalém há vinte séculos, continua a ressoar na Igreja, que traz viva no coração a fé vibrante de Maria, a Mãe de Jesus, a fé de Madalena e das primeiras mulheres que viram o sepulcro vazio, a fé de Pedro e dos outros Apóstolos”, continuou o pontífice.

O papa explicou ainda em sua mensagem que “a ressurreição de Cristo não é fruto de uma especulação, de uma experiência mística: é um acontecimento, que ultrapassa certamente a história, mas verifica-se num momento concreto da história e deixa nela uma marca indelével. A luz, que encandeou os guardas de sentinela ao sepulcro de Jesus, atravessou o tempo e o espaço. É uma luz diferente, divina, que fendeu as trevas da morte e trouxe ao mundo o esplendor de Deus, o esplendor da Verdade e do Bem”.

Nas palavras de Bento XVI: “a Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo, projeto. Por isso, hoje, o universo inteiro se alegra, implicado na primavera da humanidade, que se faz intérprete do tácito hino de louvor da criação. O aleluia pascal, que ressoa na Igreja peregrina no mundo, exprime a exultação silenciosa do universo e, sobretudo, o anseio de cada alma humana aberta sinceramente a Deus, mais ainda, agradecida pela sua infinita bondade, beleza e verdade”.

O papa falou então sobre as situações de miséria, fome, doenças, violência e guerra, que contrastam com o aleluia pascal, mas que, devemos lembrar, que para a redenção da nossa história também de hoje Cristo foi crucificado e ressuscitou. Recordou em seguida os povos do Oriente Médio, invocando para estes “a luz da paz e da dignidade humana”, que “vença as trevas da divisão, do ódio e das violências”. “Na Líbia – disse o Pontífice -, que as armas cedam o lugar à diplomacia e ao diálogo e se favoreça o acesso das ajudas humanitárias a quantos sofrem as consequências da luta. Nos países da África do Norte e do Oriente Médio, que todos os cidadãos – e de modo particular os jovens – se esforcem por promover o bem comum e construir uma sociedade, onde a pobreza seja vencida e cada decisão política seja inspirada pelo respeito da pessoa humana. A tantos migrantes e refugiados, que provêm de diversos países africanos e se vêem forçados a deixar os afetos dos seus entes mais queridos, chegue a solidariedade de todos; os homens de boa vontade sintam-se inspirados a abrir o coração ao acolhimento, para que se torne possível, de maneira solidária e concorde, acudir às necessidades prementes de tantos irmãos; a quantos se prodigalizam com generosos esforços e dão exemplares testemunhos nesta linha chegue o nosso conforto e apreço”.

Continuou auspiciando que “possa recompor-se a convivência civil entre as populações da Costa do Marfim, onde é urgente empreender um caminho de reconciliação e perdão, para curar as feridas profundas causadas pelas recentes violências”. Fez especial menção ainda ao Japão e aos demais países que, nos meses passados, passaram por calamidades naturais.

E encerrando sua mensagem deste domingo de Páscoa, o papa disse: “Cristo ressuscitado caminha à nossa frente para os novos céus e a nova terra (cf. Ap 21, 1), onde finalmente viveremos todos como uma única família, filhos do mesmo Pai. Ele está conosco até ao fim dos tempos. Sigamos as suas pegadas, neste mundo ferido, cantando o aleluia. No nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A nossa realidade terrena é assim. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha conosco. Por isso, cantamos e caminhamos, fiéis ao nosso compromisso neste mundo, com o olhar voltado para o Céu”.

Após a mensagem, o Bento XVI fez a saudação de Páscoa aos fiéis e peregrinos em 60 diferentes idiomas, entre os quais, português. Em seguida aos votos de Boa Páscoa, o papa concedeu a todos a Benção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FIQUE POR DENTRO DA NOSSA PROGRAMAÇÃO DURANTE A SEMANA SANTA!

21/04/11 - QUINTA FEIRA-SANTA
5h -Sol Nascente - Pe. Aderbal Galvão  
5h55 -Oração Por Um Dia Feliz  - Dom Murilo Krieger
6h -Na Boca do Povo - Edson Santarini
8h – PROGRAMA VIVENDO A SEMANA SANTA - Preparação para a transmissão da Missa dos Santos Óleos.
8h30- TRANSMISSÃO DA MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
10h30 ÀS 12h45 – SHOW DO MARÃO
12h45 – Conversando Com a Família - Dom Petrini
13h - Entre Amigos Ivanildo Fontes e Reis Moura
15h - Terço da Misericórdia Pe. Aderbal Galvão
15h15 - Consagração à Nossa Senhora Aparecida  - Direto de Aparecida
15h30 - Entre Amigos Reis Moura
16h - Restauração Reis Moura e Sacerdotes
17h - Ciranda da Fé - Pe. Valter Ruy
18h - Oração da Ave Maria Dom Geraldo Majella
18h10- PROGRAMA VIVENDO A SEMANA SANTA
19h- TRANSMISSÃO DA SANTA MISSA DO LAVA –PÉS – DIRETO DA CATEDRAL BASÍLICA
20h30 ÀS 22h - VIGILIA PASCAL DA FAMÍLIA EXCELSIOR –COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
22h – RÁDIO APARECIDA

22/04/11 - SEXTA FEIRA SANTA
5h -Sol Nascente - Pe. Aderbal Galvão
5h55 -Oração Por Um Dia Feliz  - Dom Murilo Krieguer
6h -Na Boca do Povo - Edson Santarini
08h - CURADOS PARA AMAR – Frei Mário Sérgio
09h00 - PADRE MARCELO ROSSI
10h - ENCONTRO DE FÉ ESPECIAL – Com padre Aderbal e participação de Dr. Getúlio e Zélia Vianna.
12h - SERMÃO DAS SETE PALAVRAS DE CRISTO NA CRUZ (RÁDIO APARECIDA) - Ao vivo do SANTUÁRIO NACIONAL
13h - NO MISTÉRIO DA PAIXÃO –Apresentação Aidil Brites
16h - CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO - Ao vivo direto da Catedral.
17h30 - UM CANTO DE ESPERANÇA –Programa Musical com Aidil Brites
18h - Oração da Ave Maria Dom Geraldo Majella
18h10 - UM CANTO DE ESPERANÇA – continuação do Programa Musical com Aidil Brites
19h - ESPECIAL "O DESCIMENTO DA CRUZ"
20h - PROGRAMA “COM A MÃE APARECIDA”

23/04/11 - SÁBADO SANTO
 5h - Sol Nascente - Pe. Aderbal Galvão
5h55 - Oração Por Um Dia Feliz - Dom Murilo Krieguer
6h05 - Preparando o Domingo - Dom Gregório Paixão
7h – Falando com Deus – Pe. Orsini Nuvens
7h30min - Excelsior Vida e Você - Reis Moura
9h05 - Momento de Fé - Pe. Marcelo Rossi
10h - A Bíblia e Você - Reis Moura e Pe. Carlos André
11h - Celebração e Vida - Reis Moura e PE Lázaro Muniz
12h - OFÍCIO DE NOSSA SENHORA - Ao vivo do SANTUÁRIO NACIONAL
13h - Conversa Amiga Heloísa Pires
15h - Alô Juventude Rene Vilela
17h - Ciranda da Fé - PE Fernando Leal
18h Oração da Ave Maria - Dom Geraldo Majella
18h - ESPECIAL "A PAIXÃO DE JESUS CRISTO SEGUNDO TODO MUNDO" - Produção da Rádio Aparecida
20h - TRANSMISSÃO DA SANTA MISSA DA VIGILIA PASCAL – DIRETO DA CATEDRAL.
22h Com a Mãe Aparecida

24/04/11 - DOMINGO DE PÁSCOA
 5h Sol Nascente - Pe. Aderbal Galvão
5h55 Oração Por Um Dia Feliz  Dom Murilo Krieguer
6h Excelsior Revista - Jorge Ribeiro
7h30 ÀS 10h- PROGRAMA ENCONTRO DE FÉ
10h - TRANSMISSÃO DA MISSA DE PÁSCOA DIRETO DA CATEDRAL
11:30 – PROGRAMA MUSICAL
12h - Jornada Esportiva 
21h - Com a Mãe Aparecida

 FELIZ PÁSCOA!

terça-feira, 12 de abril de 2011

FREI MÁRIO SÉRGIO LANÇA NOVO CD

Tua água, minha paz é o mais novo lançamento do frei Mário Sérgio, da Ordem dos Frades Menores Capuchinos. "É um CD eclético, pois nós experimentamos vários ritmos, como samba, bossa, pop, baladas e sertanejo", afirma. Produzido pelo músico Jacó Borges e de autoria do próprio frei Mário Sérgio, o CD chega a Salvador no dia 22 de abril e será vendido por R$ 15. O pré-lançamento da obra está marcado para o dia 03 de maio, às 17h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade.
Quer manter contato com frei Mário Sérgio?
Blog: freimariosergio.blogspot.com
Twitter: @mariosergiocap

CREDENCIAMENTO PARA A 49ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

A Assessoria de Imprensa da CNBB realiza o credenciamento da imprensa para a cobertura da 49ª Assembleia Geral da CNBB até o dia 28 de abril. O evento acontecerá de 4 a 13 de maio, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. Deverão fazer o credenciamento, individualmente, tanto os jornalistas quanto os fotógrafos, cinegrafistas e demais membros da equipe de reportagem, através do endereço (http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/sala-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa-ag-2011).
Mais informações no site da CNBB.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O QUE CELEBRAMOS NA SEMANA SANTA


Na Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar a Festa da Páscoa: ressurreição de Jesus, centro da nossa fé e razão da existência da Igreja. Como afirma Paulo: "Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé" (1 Cor 15, 14). Terminado esse período de 40 dias, iniciamos a Semana Santa

Domingo de Ramos - entrada de Jesus em Jerusalém
Jesus entra na cidade de Jerusalém, onde viverá toda a Paixão. Montado em um pequeno jumento, Ele é acolhido pelo povo que grita, com ramos de palmeira nas mãos: "Hosana, Filho de Davi!". Este mesmo povo na sexta-feira da paixão, porém, pediu a sua crucificação. Os dias que se seguem - segunda, terça e quarta - são dedicados pela Igreja a momentos fortes de celebrações penitenciais, levando a comunidade a se preparar para o Tríduo Pascal e, especialmente, para a Festa da Páscoa.

TRÍDUO

1º dia - Quinta-feira Santa - Instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem

Neste dia, cada comunidade realiza apenas uma Celebração Eucarística para evidenciar a última refeição de Jesus com seus discípulos, onde Ele institui o Sacramento da Eucaristia, garantindo, assim, a Sua presença viva na comunidade. Ao final da ceia, Jesus ordena aos seus discípulos: "Fazei isso em memória de mim" (Lc 22, 19), instituindo com essas palavras o Sacramento da Ordem. Nesta celebração, lembramos que ser discípulo de Jesus é se colocar a serviço, fato este que se desencadeia na celebração do rito do Lava-pés: "Depois de lavar-lhe os pés... lhes disse: 'compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem. Se pois, Eu, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. E vos dei o exemplo para que, assim como vos fiz, vó façais também" (Jo 13, 12-16).

2º dia - Sexta-feira - Celebração da Paixão

O sacrifício de Jesus faz ecoar no nosso coração a grande verdade que mudou nossa vida: "Ele me amou e se entregou à morte por mim". Nas últimas palavras proferidas na cruz, Cristo nos deu prova de seu amor e confiança no projeto do Pai, marcando para sempre nossa história de Salvação: "Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos (Jo 15, 13). Neste dia não há missa e nada deve nos distrair da mensagem encerrada na paixão e morte daqueEle que nos amou até o fim.
Meditemos nos acontecimentos que a Semana Santa encerra, traduzidos nas palavras do próprio mestre: "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13, 34-35).

3º dia - Sábado - Dia do Silêncio
A única celebração deste dia acontece à noite, é a Vigília Pascal, "a mãe de todas as Vigílias". Nela a comunidade renova a sua fé, seus compromissos batismais e solenemente proclama a ressurreição de Jesus. Neste dia assumimos a mesma postura de Maria que mergulhou nos acontecimentos da paixão e permaneceu unida aos discípulos de Jesus em atitude de vigilância e oração.

Domingo - Dia da Páscoa - Celebração da Ressurreição
Festa maior da Igreja. Celebramos a vitória da vida sobre a morte. Celebrar a ressurreição de Jesus é a garantia da nossa ressurreição. "Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé, e nós estaríamos em nossos pecados" (1 Cor 15, 17).

Fonte: Jornal do Clube Excelsior Vida

segunda-feira, 4 de abril de 2011


JOÃO PAULO II: UM HOMEM DE ORAÇÃO

“O homem não pode viver sem amor. Sem amor torna-se um ser incompreensível para si mesmo”. Com estas palavras, o Papa João Paulo II tocou inúmeros corações por todo o mundo.

O olhar voltado para Deus e para as necessidades do próximo fez com que João Paulo II fosse verdadeiro instrumento de evangelização.

Hoje, após seis anos da sua morte, completado no último dia 02, a Igreja se prepara para proclamá-lo Santo no dia 1º de maio, dia da Divina Misericórdia. Certamente João Paulo II está presente em muitos corações. “A bênção João de Deus, nosso povo te abraça! Tu vens em missão de paz, sê bem-vindo e abençoa este povo que te ama!” (música cantada durante a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil).

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.