terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROGRAMA COMEÇAR DE NOVO

REALIZOU-SE NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (23.08.11), NAS Dependências DA RÁDIO EXCELSIOR DA BAHIA, A solenidade de assinatura do termo de acordo de cooperação técnica entre o tribunal de justiça do estado da bahia, a secretaria de administração penitenciária do estado da bahia e a fundação dom avelar brandão vilela.




D. Murilo
Ir. Maria de Fátima Nery (Pastoral Carcerária)
                                                 
Dom Murilo Krieger e Carlos Sodré



O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, a presidente do Tribunal de Justiça, Telma Brito, e o sub-secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), Carlos Sodré, o Termo de Acordo e Cooperação Técnica do Programa Começar de Novo.

Drª. Telma Brito  
O Programa Começar de Novo foi concebido para operar um conjunto articulado de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil, formando uma Rede de Reinserção Social, constituída por todos os órgãos do Poder Judiciário e por entidades públicas e privadas, inclusive patronatos, conselhos da comunidade, universidades e instituições de ensino, com o objetivo de promover a ressocialização e a consequente inserção social de presos, egressos, cumpridores de penas alternativas e também OS adolescentes em conflito com A lei.

A ASSINATURA DESTE Termo de Acordo e Cooperação Técnica, significa QUE o Projeto Liberdade e Cidadania, em execução pelo estado e a fundação, a partir desta data, incorpora-se ao Programa Começar de Novo, com a vantagem de ter ampliado os seus objetivos permanentes.
    
  
Assim, a integração do Projeto Liberdade e Cidadania ao Programa Começar de Novo dar-se-á, neste primeiro momento, através de quatro linhas de trabalho complementares entre si, descritas no Plano de Trabalho do referido programa, a saber:

ressocialização de apenados, egressos e adolescentes em conflito com a lei. Apresenta meta fixada em 74 encaminhamentos para vagas de trabalho;

ressocialização de apenados em regime fechado e semiaberto. Tem como meta a execução de 73 cursos de diversos conteúdos a serem ministrados nas unidades prisionais do Estado;

ressocialização de egressos com atividades autônomas de micronegócio. Tem por meta disponibilizar 55 kits de geração de renda, envolvendo 199 procedimentos (exames médicos, capital social e outros, e 4 cursos de capacitação de gerenciamento de micronegócio, BENEFICIAnDO 80 EGRESSOS NO INTUITO DE GERENCIAR SEU MICRONEGÓCIO;


apoio ao apenado, egressos e suas famílias. Tem por meta oferecer cestas básicas, vale transporte, passagens rodoviárias e outros insumos, somando 3.235 benefícios. Além dessas ações assistenciais, o programa já abriga CERCA de 40 crianças encaminhadas pelo Juizado de Menores ao Abrigo Nova Semente e acolhe 110 CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA NOVAS Semente (pré-escola), ambas no bairro da Mata Escura, próximas ao complexo penal.



A fonte dos recursos para o programa provém da Secretaria da Administração Penal e Ressocialização do Estado da Bahia, também signatária deste Termo de Ajuste.

NA OPORTUNIDADE fIZERAM adesão ao Programa Começar de Novo, incorporando-se a Rede de Reinserção Social, as seguintes empresas da iniciativa privada de nossa cidade:

CSM - IndÚstria e Comercio de Confecções Ltda;
CSC - Engenharia Ltda;
Degres IndÚstria e Comércio de Pisos e Revestimentos Ltda. – ME;
Iguatemi Construções Ltda;
Construtora Solobrax Ltda;
Vedox IndÚstria de Motopeças Ltda;
M2A Serviços Automotivos Ltda.
Após a solenidade de assinaturas foi realizada uma mesa redonda nos estúdios da Rádio Excelsior da Bahia (AM 840).
                                                                                             
Pe. Aderbal, Dr.° Trindade, pe. Filipe (Pastoral Carcerária), Dr.° Carlos Sodré

 







Drª. Telma Brito, D. Murilo, Drº Trindade







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.