quarta-feira, 16 de março de 2011

SÃO JOSÉ: O PAI DO NOVO TESTAMENTO

Os evangelhos pouco falam deste homem cujas atitudes disseram muito mais do que as palavras. Referem-se a ele comparecendo ao recenseamento, por ocasião do nascimento de Jesus, no episódio da fuga para o Egito a fim de proteger a família da ira de Herodes e na volta, a saber que a vida do menino não se encontrava mais ameaçada. A última referência a ele é por ocasião da perda do Menino Jesus no templo e do seu encontro entre os doutores. Depois disso, o Evangelho só diz que Jesus obedecia a José e a Maria e crescia em sabedoria, idade e graça. Entretanto, é determinante e marcante a presença de José na vida de Jesus e na História da Salvação.

Ele pertencia à tribo de Judá e à Casa de Davi. Morava em Nazaré e era carpinteiro. Não era velho e provavelmente nem viúvo. Ao saber da gravidez de Maria, a princípio quis abandoná-la em segredo, mesmo a lei da época dando a ele o direito de expulsá-la de casa. Mas, como homem justo e misericordioso, ouviu a mensagem de Deus, que lhe chegou através de sonho, revelando a divindade daquela criança que ela carregava em seu ventre. Assumindo a missão que lhe foi confiada, atuou como esposo presente e pai dedicado, fazendo a vontade de Deus enquanto viveu.

Como afirma Zélia Vianna no seu livro Santidade Ontem e Hoje, tomado como referência para produção deste artigo, "o mundo atual, prepotente e desumano com os mais simples, clama por pessoas como São José, capazes de proteger os mais fracos, de abrir novas chances de vida para os perseguidos e condenados à morte, de enfrentar com a força do amor que tudo supera e pode, os sistemas herodianos injustos e cruéis desse nosso tempo".

E quantos "Josés", atualmente, não continuam seguindo seu exemplo no seio das famílias por eles constituídas, muitas vezes em silêncio, deixando humildemente a beleza dos seus gestos serem abafados pela dinâmica do dia-a-dia? Quantos "Josés" debulham o rosário, no Movimento do Terço dos Homens, confirmando, diante de Deus, a opção pela Sagrada Família?

Que o Senhor abençoe a todos, restaurando em cada um a força para que continue fazendo do amor de Cristo o maior de todos os exemplos.

Fonte: Jornal do Clube Excelsior Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA REFLETIR...

Salmo 4

Quando te invoco, responde-me, ó Deus, meu defensor!
Na angústia tu me aliviaste: tem piedade de mim, ouve a minha prece!
Ó homens, até quando vocês ultrajarão minha honra, amando o nada e buscando a ilusão?
Saibam que Javé fez maravilhas por seu fiel: Javé ouve quando eu o invoco.
Tremam e não pequem. Reflitam no silêncio do leito.
Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé.
Muitos dizem: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Javé, levanta sobre nós a tua face!
Puseste em meu coração mais alegria do que quando transbordam o trigo e o vinho deles.
Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Javé, me fazes viver tranquilo.